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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Ator

Na última postagem conversamos sobre três elementos sem os quais não poderia existir o teatro: ATOR – PÚBLICO – TEXTO.
Agora vamos analisar com mais detalhes cada um destes elementos, iniciando pelo ATOR.

 

“Pessoa que possui uma faculdade natural de imitação,
de expressão e de identificação com o personagem que representa numa peça teatral”

 

O ator nutre-se da peça, mas é ele quem empresta plenitude física e espiritual ao simples texto concebido pelo dramaturgo. Considera-se o ator um instrumentista que usa o próprio corpo. Voz, expressão, autoridade cênica – tudo ele conjuga, para alimentar o público. Uma vocação inata para o palco lhe é indispensável, sob pena de não convencer a respeito da autenticidade daquilo que transmite. Seu ponto de partida, sem dúvida, é o texto, a personagem que lhe cabe encarnar na peça.

ator em palcoO trabalho do ator consiste em identificação com o personagem. O que imita deve procurar imitar tão bem, que deixe no ar aquela dúvida: será que aquele homem/mulher é mesmo o ator(riz) ou é o personagem?
Assim, há um certo esvaziamento do ator para deixar entrar o personagem, papel que representa. Mas é claro que o ator(riz) continua sendo ele mesmo!

A representação da peça teatral está, fundamentalmente, na voz e nos gestos dos atores.

As mínimas ações e expressões dos atores podem transmitir ao espectador significados muito intensos, desde aqueles que ele perceberá com clareza até outros que se poderá dizer que são subliminares, porque o espectador não poderia dizer ao certo o que está afetando seus sentimentos. As vestes são importantes complementos representativos do personagem.

Estará em harmonia com o sexo, a idade, a classe social, a profissão do personagem representado, e refletirão ainda outras particularidades como seu nível social, pais e época histórica em que vive, clima regional, e, se requerido pelo drama, também a religião, a profissão, etc.

 

“…o ator também sempre povoa o mundo com o seu ser,
cuja existência tem a duração do espetáculo ou
da memória daqueles que o contemplaram”
(S. Magaldi)

 

Como haviamos comentado antes, o ator é um instrumentista, isto significa que ele faz uso do seu próprio corpo enquanto “instrumento de trabalho” (artísitico). E aqui é preciso falar de corpo total, inteiro, e não apenas voz ou braços e pernas! Isso porque o personagem exige do ator o seu inteiro.

CORPO    |    VOZ
PERNAS  |    BRAÇOS              -------------------->>>      EMOÇÃO
CABEÇA  |    ALMA

 

Através do seu corpo a personagem ganha a vida. Mas aqui se trata não de um corpo frio, material. Trata-se de um corpo consciente, aberto, semelhante a um canal por onde deve correr livremente a emoção do personagem.

 

Existem vários métodos e teorias sobre o ator e seu trabalho, em postagens futuras pretendo comentar sobre algumas delas, as mais usadas e conhecidas.

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Bibliografia:

  • - Experiência pessoal (Tiago Ferro Pavan)
  • - O que é teatro (Fernando Peixoto)
  • - Iniciação ao teatro (Sábato Magaldi)
  • - Teatro do Oprimido (Augusto Boal)
  • - O Teatro na Vida e a Vida no Teatro (Plutarco Almeida sj)