Páginas

Aos leitores:

Este blog tem como intuito servir de complemento ao blog .::Teatros Católicos::. onde diversos teatros de cunho cultural, educativo e religioso são distribuidos de forma ajudar as pessoas nas apresentações teatrais em praças, escolas, igrejas e etc...
Aqui vou me prender a falar um pouco sobre o teatro propriamente dito, um pouco da história, significados, execícios, curiosidades, dicas e etc.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Todo ser humano é um ator!

O ator ou atriz que conhecemos (de teatro, de telenovela, de cinema) são apenas pessoas que desenvolveram este espírito que lhes é próprio, fazendo disso uma ARTE.
Portanto, o teatro é uma atividade a mais que podemos desenvolver enquanto pessoas que vivem em sociedade. O teatro é algo que esta enraizado, plantado no mais profundo da gente. Não se pode falar de ser humano sem indicar o sentido lúdico (da brincadeira, do disfarce, da imitação, do sonho…).
Mas, por que o homem tem que disfarçar/imitar?
- Porque não nos contentamos com o que somos. Queremos a felicidade e percebemos que isto passa além do que somos. Queremos a felicidade e percebemos que isto passa além do que somos. Muitos já se falou sobre esta palavra “felicidade”. Mas sempre uma coisa fica clara: não há felicidade pra quem se tranca em si mesmo!
E podemos acrescentar;: somos seres incompletos, ou seja, não nascemos prontos. Estamos sempre em busca do que nos falta. O homem chega a ser homem quando consegue reunir seus “pedaços” espalhados por aí!

image

Exemplos:

- um rapaz fantasiado de M. Jackson;
- uma garotinha fantasiada de Xuxa;
- um “cabo-de-turma” dando ordens, igualzinho ao patrão;
(Aproveite este momento da leitura e pense em outros exemplos de imitação/disfarce)

Falamos que, apesar de todo ser humano ter esta capacidade incrível de imitar/disfarçar, existem pessoas que desenvolvem esta capacidade numa forma artística, quer dizer, ordenada, bonita. A estas pessoas dá-se o nome de ator ou atriz. Muito bem.

Mas isso é suficiente pra dizer que já temos teatro? (arte).
Não. Não basta saber que somos “seres teatrais” ou que desenvolvêssemos artisticamente esta capacidade. Só há teatro (arte) quando o homem toma consciência de que está imitando/disfarçando para um público.

E aqui já despontam dois elementos do conjunto teatro:

image
Alguém pode simplesmente “saber” que é um ser de teatro. Mas se não toma consciência (sentido de reflexão profunda) de que este seu “ser de teatro” envolve outras pessoas, que lhe assistem (público), não se pode dizer que haja teatro (arte).
Mas ainda falta um elemento no conjunto: o texto, ou seja, aquela pessoa ou animal, ou deus… que se quer conscientemente imitar de modo artístico, para um público determinado.

Então, teatro envolve:

Alguém que imita/disfarça (…imitador/farsante)

ATOR(RIZ)

Consciência

ATOR(RIZ)

Algo ou alguém que é imitado (ou “representado”)

TEXTO

Alguém que assiste a este jogo

PÚBLICO


 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ _para refletir
|       
|        - Você consegue viver sem brincar, imaginar situações, imitar os outros?
|        - Quais os papéis que você mais gosta de representar no seu dia a dia?
|        - Qual a diferença entre ator(riz) e as outras pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia:

  • - Experiência pessoal (Tiago Ferro Pavan)
  • - O que é teatro (Fernando Peixoto)
  • - Iniciação ao teatro (Sábato Magaldi)
  • - Teatro do Oprimido (Augusto Boal)
  • - O Teatro na Vida e a Vida no Teatro (Plutarco Almeida sj)